Translate

Quem não quer ter em casa, lagos para peixes, cascatas e cachoeiras?

Construção: Mauro de Castro
 Nada como sentir a presença, o barulho e a sensação gostosa da água em nossas vidas. Por isso, as características desse elemento são tão valorizadas nos projetos de paisagismo residencial. A água transmite sensações diferenciadas e agradáveis ás pessoas que circulam pelo ambiente. Quem não gosta de brincar com água? Esse é um laser que não tem idade.

Paisagismo

O paisagismo contemporâneo valoriza muito os elementos naturais. Entre eles, a água ganha destaque por permitir inúmeras composições. Na decoração exterior, a água tem vários efeitos decorativos muito apreciados e utilizados tanto pela arquitetura, quanto pelo paisagismo. Veja algumas possibilidades de efeitos com o uso da água que agregam valor às áreas externas:

Valorização do ambiente

Se na natureza a água atrai pessoas, no ambiente doméstico não poderia ser diferente. Quando é inserida em um projeto, ela facilmente se transforma em ponto focal.
É difícil ignorar a presença desse elemento, principalmente quando ele aparece em espaços construídos e decorados pelo homem. Detalhes como o barulho, o movimento e a transparência de um “enfeite líquido” são capazes de valorizar qualquer paisagem ou arquitetura.

Sensação de bem-estar

Construção: Mauro de Castro
É praticamente impossível encontrar alguém que não se sinta confortável perto de ambientes com água. Afinal, o som gerado quando ela percorre as pedras, ramos e plantas transmite a sensação de paz, equilíbrio e relaxamento.
O elemento “água” estimula os sentidos, o que auxilia no crescimento e desenvolvimento da criança, permitindo que ela descarregue as tensões, faça descobertas, tenha experiências emocionais, noções matemáticas, desenvolva a consciência ecológica e acima de tudo ter um lazer lúdico com seus colegas.
Há quem diga que o barulho da água também traz lembranças do útero materno. Não é à toa que quem permanece ao lado de um lago ou de uma fonte sinta um contato mais próximo com a vida e a natureza.

Ar limpo e de qualidade

Construção: Mauro de Castro

A qualidade do ar nos espaços fechados tende a ser baixa quando comparada com o ar encontrado em um ambiente natural. A situação só piora com o uso constante do ar-condicionado, já que o aparelho elimina parte da umidade que é importante para o funcionamento do sistema respiratório.


Construção: Mauro de Castro
Felizmente, a água pode resolver o problema da falta de umidade em espaços residenciais. Mantida em recipientes ou em reservatórios, ela passa a ser liberada no ambiente aos poucos, na forma de vapor. Tal condição ajuda a manter o ar úmido e adequado à saúde dos usuários.

Maneiras de usar a água no paisagismo

Construção: Mauro de Castro



O mercado oferece muitas opções para quem quer decorar a casa com água. Entre e projetos personalizados, o consumidor tem a possibilidade de escolher a solução que melhor atenda seus objetivos.




















Veja 5 maneiras interessantes de utilizar água no paisagismo residencial:

1. Cascatas e cachoeiras

Construção: Mauro de Castro
As cascatas para jardins lembram as grandes cachoeiras e são valorizadas por produzirem sons agradáveis e constantes.

Construção: Mauro de Castro









O som de uma cascata ou queda d'água ajuda a silenciar outros sons menos agradáveis como os ruídos da cidade e traz musicalidade ao Jardim. Experimente o efeito da água caindo sobre as pedras e sinta a atmosfera de relaxamento e frescor que este efeito proporciona, além da beleza natural produzida pela fluidez do seu movimento.


2. Fontes

Construção: Mauro de Castro
As fontes são sempre uma boa pedida. Além de aprimorar o jardim com o destaque de sua vivacidade, produzem uma sensação de frescor, um local de relaxamento e contemplação e um ponto focal magnifico.

3. Espelhos d’água


O espelho d’água nada mais é do que um lago com pouca profundidade. O seu nome representa exatamente a função desse tipo de projeto: refletir as nuvens do céu, os objetos e as paisagens que o circundam.
Fontes e espelhos colocados em locais que recebam amplamente a luz do sol, são ideais para explorar o reflexo da luz na água parada ou em movimento.



Espelhos d'água já são naturalmente sedutores, com flores aquáticas então, um requinte que transforma qualquer paisagem em um cenário de beleza singular.
Os espelhos podem ser instalados dentro ou fora de casa, pois são mantidos sobre um piso impermeabilizado. O tamanho total vai depender da área disponível para o projeto, mas é interessante que a profundidade fique em torno de 20 a 40 centímetros.
4. Aquários

Quem nunca perdeu a noção do tempo observando a beleza de um aquário? Pois essa opção continua sendo valiosa para decorar ambientes internos com água.
Outra solução que vem ganhando destaque é a técnica de aquapaisagismo. Trata-se de uma arte que transforma simples aquários em belas paisagens em miniatura. Para um efeito mais realista, são usados diversos materiais naturais e artificiais, como plantas, pedras, troncos e substratos.
É claro que você também pode criar peixes nesse ambiente artístico submerso. E quanto maior a variedade de recursos, mais bonita a aparência do aquário.

5. Lagos ornamentais

Lago interno na sala de jantar - Construção: Mauro de Castro
Mais profundo do que um espelho d’água comum, o lago ornamental é indicado para as pessoas que querem um pouco mais de natureza em casa. Na foto ao lado, a natureza invade a sala de estar do cliente com uma pequena cascata que ajuda a equilibrar o tempo muito seco da estação.
A vantagem é que esse tipo de tanque possibilita a criação de peixes, como as belas carpas.
Construção - Mauro de Castro
Seja qual for a sua escolha, é importante lembrar que não é aconselhável deixar a água parada que pode virar foco de proliferação de insetos e local com mal cheiro. Para facilitar a manutenção os profissionais devem fazer a instalação de filtros biológicos que garantam sempre uma água cristalina.

Um comentário:

Comente e discuta as reportagens. Temos todo o prazer em discutílas