Translate


   Mauro de Castro

Oi! 
Uma cliente me ligou, desesperada. O seu jardim estava morrendo e precisava salvá-lo a qualquer custo pois, além do capital investido, todos na casa adoravam cada pedacinho do paisagismo implantado e precisavam de alguém para ajudar...
Marcamos uma visita e fui até a sua residência, uma bonita casa, em meio a palmeiras e arbustivas, muito bem distribuídos. 
Passei a manhã inteira analisando e estudando cada maciço, cada planta.
Conclusão: Não havia nada de tão errado assim. A irrigação estava um pouco deficiente pois os bocais estavam com os filtros carregados de sujeiras e precisavam ser limpos (o que deve ser feito sempre que notarmos menor raio de ação da água em qualquer aspersor). 

A adubagem no gramado e em cada planta havia sido feita sistematicamente (no inverno não se deve adubar, a não ser diminuindo drasticamente o volume a ser aplicado), e a topiaria também.
Porque o jardim não estava tão bonito, como antes?

É simples, expliquei:
Estamos no inverno e as plantas modificam todo o seu sistema de vida nessa época do ano. Assim como a nossa pele e o nosso cabelo sentem a descida das temperaturas, durante os meses de frio as plantas também sofrem, especialmente quando se encontram no exterior, por isso é importante protegê-las para que, chegada a primavera, possam estar bonitas e prontas para receber o calor dos meses vindouros. 

Alguns conselhos foram dados:
Reduza as regas e regue pela manhã, cuidando também das pragas comuns nessa época. Espante lesmas e caramujos com soluções caseiras, à base de fumo ou alho. Devido à dormência no inverno, deixe para fazer a adubação somente no início da primavera e aproveite para remover galhos secos e doentes, que costumam prejudicar as plantas.
Se a planta estiver dentro de casa, não há necessidade de cuidados adicionais. Para as que estão fora, e que são espécies que não aguentam o frio, uma poda (de moderada a drástica) poderá garantir que passem o inverno sem sofrer danos. Na primavera, florescerão de novo.

Em geral, no inverno, a adubação é muito importante, mas um processo voltado para as raízes das plantas, usando adubos com elevado teor de fósforo como o NPK 4-14-8. Adubos que tenham bastante cálcio e magnésio também. A cinza da queima da madeira é muito interessante, mas não podemos usar a da churrasqueira, que está cheia de sal e gordura do churrasco. Isso pode até matar as plantas.

Nesse período, não podemos descuidar das doenças e pragas que costumam atacar mais as plantas, devido ao frio, à umidade e ao vento. Há vários produtos disponíveis no mercado e já na dosagem certa para cuidar de suas plantas.

Na verdade, o jardim continuava bonito. Apenas mostrava falhas e a falta de manutenção específica para essa época do ano. 
Após as explicações a cliente ficou menos ansiosa e prometeu tomar todos os cuidados especiais para o tempo de inverno.


Um abraço a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e discuta as reportagens. Temos todo o prazer em discutílas