Translate

Como se Livrar de Tiririca



A tiririca, também chamada de junça, é uma erva daninha terrivelmente resistente que é uma praga para muitos jardins. Possui raízes fortes e tubérculos que se formam no solo. A forma mais completa de livrar seu jardim de tiririca é removendo a planta com a mão, com raiz e tudo. Porém, você também pode usar herbicidas ou cobrir a grama com açúcar, como uma alternativa orgânica.

Método1
Identifique a Tiririca
 1
Procure trechos de grama que parecem diferentes. A tiririca normalmente é mais alta e parece ser mais clara que o resto de sua grama. Já que é similar a outras variedades de grama, trechos pequenos podem ser difíceis de notar, a não ser que você esteja procurando por eles.

2
Examine a folha. Ajoelhe-se no chão e observe o formato e a espessura da grama que está crescendo fora do lugar. A tiririca possui folhas grossas e duras que saem de caules de três em três. A maioria das variedades normais de grama possui duas folhas que saem de um único caule.

3
Examine os caules. Quebre o galo de uma planta que parece ser tiririca, e observe a ponta quebrada. Tiririca possui um caule triangular com um centro sólido, enquanto a maioria das gramas normais possui caules redondos. A maioria também possui um interior mais oco do que sólido.

4
Com cuidado, cave até a raiz da tiririca. Se você suspeitar que possui tiririca baseando-se na aparência da metade superior da planta, você pode começar a remover a grama imediatamente ou então cavar até a raiz para confirmar suas suspeitas antes de agir. Use uma pá pequena para, com cuidado, cavar ao lado do trecho de grama e procurar nódulos em formato de noz na raiz. Talvez você precise cavar de 30 a 46 cm de profundidade.

Método2
Remoção com a Mão

1
Coloque luvas de jardinagem. Você precisará cavar uma boa quantidade usando este método, e luvas de jardinagem devem reduzir o tanto de terra que você pegará na pele e embaixo das unhas.

2
Insira a pazinha diretamente ao lado da tiririca. Cave o máximo que puder. As raízes dessa planta podem chegar de 30 a 46 cm de profundidade.

3
Com cuidado, arranque a planta do chão, com as raízes e tudo. Fazer com cuidado é fundamental para reduzir o número de raízes que irão quebrar, e em quantos pedaços irão quebrar.

4
Cave e remova qualquer raiz que tiver sobrado. Se houver raízes restantes, há uma probabilidade de que a tiririca volte.

5
Coloque as daninhas em um saco de lixo, junto com o solo que cavou. Descarte as daninhas no lixo. Não jogue em um morro ou pilha de compostagem, pois isso pode fazer com que as ervas daninhas se espalhem em uma área diferente do seu jardim.


Método3
Usando Açúcar

1
Realize esse processo na primavera. É mais eficaz no início da estação, quando a tiririca está começando a germinar e brotar.


2
Use uma mangueira para molhar o gramado. Você não precisa encharcá-lo, mas todo o gramado deve estar igualmente úmido até o solo.

3
Peneire açúcar pelo seu jardim em linhas retas. Caminhe para cima e para baixo pelo gramado em linhas retas, em uma velocidade constante. Despeje o açúcar por uma peneira enquanto caminha, virando o cabo da peneira sem parar para garantir que o açúcar caia na grama em quantidades iguais.
·         Esse não é um remédio qualquer. O açúcar realmente "come" a tiririca enquanto alimenta micróbios que têm um impacto positivo no seu gramado.

4
Use a mangueira para borrifar água no jardim mais uma vez. Não sature a grama, isso irá remover o açúcar. Borrife o gramado levemente, fornecendo apenas água suficiente para umedecer as gramas novamente e fixar o açúcar no solo e nas raízes do gramado.

5
Repita esse processo no mínimo mais duas vezes ao longo da primavera. A tiririca pode não morrer completamente após o primeiro tratamento, mas após mais duas vezes, ela deve ter desaparecido.


Método4
Usando Controle Químico
1
Use herbicida antes que a tiririca desenvolva cinco folhas. Tiririca folhosa possui muitos obstáculos, impedindo que os herbicidas escorram até os tubérculos e a raiz. Herbicidas funcionam melhor logo no início da estação, quando a tiririca ainda está jovem e possui poucas folhas.
2
Escolha um herbicida apropriado. Produtos que contêm MSMA são os melhores. A tiririca é um problema comum, então os herbicidas que foram feitos para combater a daninha terão o rótulo específico.

3
Deixe a grama crescer por alguns dias antes de aplicar. O herbicida funciona melhor quando a daninha está crescendo vigorosamente, e pode não ser tão eficaz se aplicado imediatamente após cortar a planta. Espere dois ou mais dias após cortar a grama pela primeira vez antes de aplicar o produto químico no gramado.

4
Aplique o herbicida durante um período seco. Espere diversos dias após regar pela primeira vez, e não borrife o herbicida se houver chances de chover quatro horas após a aplicação ou se você esperar chuvas fortes nos dias seguintes. A água irá lavar e remover o produto, e é provável que ele não faça efeito antes que isso aconteça.

5
Leia as instruções do rótulo do seu herbicida para determinar como aplicá-lo adequadamente. Geralmente, você terá que borrifar o herbicida MSMA diluído pelo gramado inteiro. Por exemplo, as instruções podem lhe dizer para misturar 45 ml de produto com 20 l de água para tratar 92,2 m² de gramado.

6
Repita o tratamento diversas vezes durante a estação da tiririca. Grama de estações quentes devem requerer apenas duas aplicações, mas gramas de estações frias devem precisar de quatro a oito aplicações antes que a tiririca morra completamente.
Dicas
·         Determine se a tiririca está crescendo em uma área molhada. Muitas vezes, a tiririca se desenvolve por causa de um escoamento precário. Se você descobrir que a planta daninha está crescendo em uma área molhada, talvez seja possível minimizar mais crescimento ao secar a grama e procurar maneiras de aprimorar as propriedades de drenagem do solo. Isso pode não ser o suficiente para matar a daninha resistente, já que ela pode crescer até em condições secas, mas pode reduzir a quantidade existente.
·         Nunca revire o solo para tentar remover a tiririca. Revirar o solo só irá espalhar mais os tubérculos, e pode piorar o problema ao invés de melhorá-lo.
·         Não tente cobrir a tiririca com terra. Essa planta daninha é tão persistente que irá atravessar terra, tecido e até mesmo plástico.
Avisos
·         Mantenha crianças e animais longe da grama de 24 a 72 horas após aplicar um herbicida. Muitos desses produtos químicos são tóxicos se consumidos.
·         Esteja ciente do fato de que herbicidas gerais, principalmente aqueles que contêm MSMA, podem descolorir sua grama com a aplicação frequente.
Materiais Necessários
·         Luvas de jardinagem
·         Espátula de jardinagem
·         Mangueira de jardim
·         Peneira
·         Açúcar
·         Herbicida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e discuta as reportagens. Temos todo o prazer em discutílas