Palmeira azul é o nome popular de uma planta cientificamente chamada de Bismarckia nobilis. Essa planta é originária da região de Madagascar, na África, e recebeu esse nome graças à coloração levemente azulada de suas folhas. Além disso, é bem conhecida pelo formato de leque que sua folhagem possui. Desde jovem possui estrutura muito bela. Em seu habitat natural costuma chegar a 30 metros de altura, fora pode chegar a 20 metros, mas geralmente chega a apenas 12 metros de altura.
Devido a suas grandes e numerosas folhas, pode ocupar uma área grande. O ideal é reservar 8m2 de espaço para o seu plantio em jardins.
A floração ocorre na primavera com inflorescências interfoliares, pendentes e ramificadas com numerosas flores de cor marrom. As flores são menores, porém mais abundantes nos machos do que nas que fêmeas.
Esta planta precisa de sol pleno, possui maior resistência a seca, podendo ser regada cerca de 1 vez na semana.
Com uma beleza exuberante, a palmeira azul aparece em diversos projetos de paisagismo e está cada vez mais presente nos jardins. Ela se torna facilmente um ponto de destaque na paisagem, pois chama atenção e possui um efeito impactante.
Elas não precisam de cuidados muito elaborados, apenas certifique-se de aguá-las com frequência e com moderação, sem deixar o solo encharcado. Dependendo do clima e da região em que você vive, a água da chuva pode ser suficiente, mas lembre-se que essas plantas crescerão melhor e mais rápido quando bem aguadas.
O objetivo é plantar a palmeira azul em um gramado aberto e preencher os arredores com plantas de pequeno porte. As lisimáquias, as rabo-de-rato e as cigarro-aceso são baixas, coloridas e de muita personalidade que podem contribuir para um projeto de paisagismo agradável.
Também é possível usar flores rasteiras azuis para combinar com a palmeira, como por exemplo a vinca-azul ou a lobélia azul. Essas flores intensificarão a cor azulada das folhas da palmeira azul.
Pesquisa: Marinez Alves
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente e discuta as reportagens. Temos todo o prazer em discutílas