• Considerando que a água de irrigação contém minerais dissolvidos, incluindo cálcio, magnésio e sódio, a água da chuva é "macia" e sem minerais. Como resultado, ele puxa nutrientes por difusão de onde eles estão ligados no solo, tornando-os disponíveis para as raízes das plantas. Pena que em nosso país a chuva só acontece em um semestre a cada ano. Por isso a irrigação.
• A água da chuva é ácida, o que promove a liberação de micronutrientes, incluindo zinco, manganês, cobre e ferro que as plantas precisam. A maior parte do meu solo de jardim já é ácido, mas pode haver áreas alcalinas onde a pavimentação de concreto lixa a lima. A água da chuva ácida é especialmente benéfica nesses pontos.
• A chuva cai a 20 milhas por hora, penetrando o solo melhor do que a água de irrigação, que cai a 5 mph.
• A chuva está saturada de ar, por isso oxigena o solo. Isso é bom para as plantas
• A chuva contém nitrogênio sob a forma de nitrato e amônia do ar. Este nitrogênio se torna disponível para plantar raízes e promove o crescimento.
- A chuva não contém o cloro que vem com a água potável tratada. O cloro inibe o crescimento da planta.
- A chuva possui várias funções benéficas, tais como: aumentar a umidade do ar, diminui a quantidade de poeira dispersa no ar, aumenta os níveis dos rios e outros corpos d´água, disponibiliza umidade para as raízes das plantas. Tudo isso, direta ou indiretamente, melhora as condições de vida da flora, da fauna e dos Homens.
As enchentes ocorrem, principalmente, devido a baixa capacidade de infiltração dos solos de grandes centros urbanos, cuja maior parte da superfície já está impermeável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente e discuta as reportagens. Temos todo o prazer em discutílas