Translate

Fruta Dragão - Pitaya

Pitaya cultivada em Guaramirim (SC) pelo produtor Cleonor Spézia

A pitaya é também conhecida como fruta-dragão (Dragon Fruit) por causa da forma parecida com a representação folclórica do dragão. Trata-se do fruto  de uma espécie de cacto de árvore originário das florestas do México e América Central e atualmente cultivada em vários lugares do Brasil: em São Paulo, Minas Gerais, Bahia, além de outros países.
É muito fácil de produzir.


Existem 3 espécies de Pitaya:

•    PITAYA BRANCA (Hylocereus Polyrhizus). Apresenta casca rosa e a polpa branca branco. Essa espécie tem alto teor de fibras.




Pitaya branca "gigante' cultivada em Guaramirim (SC) pelo produtor rural Cleonor Spézia

•    PITAYA VERMELHA (Hylocereus Megalanthustem). A casca tem a mesma cor da pitaya branca, mas a polpa é vermelha bem forte (na cor de beterraba). Essa espécie tem alto teor de ferro e ajuda na prevenção de radicais antioxidantes que estimulam o acúmulo de gordura no corpo.


Polpa da pitaya vermelha

•    PITAYA AMARELA (Seleniceries Undatus) Apresenta a casca amarela e a polpa branca. Essa espécie tem alto teor de Vitamina C e zinco.


Endereço do produtor de Pitaya, Cleonor Spezia:
Rua Osvaldo Klein, 6220
Bairro Guamiranga
Guaramirim (SC)


A pitaya branca (as grandes) geralmente tem a polpa adocicada. Mas eu já experimentei uma pitaya vermelha de tamanho médio que também era adocicada. As sementes da pitaya vermelha são bem miúdas, menores do que da pitaya branca.


Detalhe da pitaya cultivada em Guaramirim (SC) pelo produtor rural Cleonor Spézia
Polpa da pitya branca



 Supermercado de Houston, Texas (EUA). Preço: 4 Dólares a unidade (cada fruta), mas bem grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e discuta as reportagens. Temos todo o prazer em discutílas