Translate

A sua planta está com problemas? Veja essas dicas:

De repente, você nota que a planta que mais gosta, está estranha. As folhas estão murchando e manchas estranhas apareceram sem mais nem menos. Veja algumas dicas:
O vaso pode estar pequeno
Replantá-la num vaso maior pode mudar tudo. A planta cresceu e suas raízes também. O vaso já não suporta as raízes e a mesma começa a extinguir-se. Para transplantá-la, aja com cuidado. Utilize o vaso um pouco maior - uns 3 centímetros a mais no diâmetro devem bastar. As raízes vão crescer mais forte e, consequentemente, a sua plantinha querida vai se sentir feliz e voltar a ser bonita e saudável.

A alimentação é importantíssima
Todos os seres vivos precisam se alimentar bem e com qualidade. É claro que uma planta mal alimentada e sem cuidados vai sofrer, ficando feia e definhada. Vamos então turbinar aquela terra pobre e sem nutrientes, com adubos naturais. como borra de café, cascas de ovo, cascas de banana, ou adubos químicos à venda nas casas especializadas, tomando o cuidado necessário para não colocar adubos químicos demais, pois o excesso pode queimar as raízes da planta. Certifique-se lendo o rótulo ou se informando com os técnicos da loja.

O sol é ótimo, mas não em demasia
Mesmo as plantas de sol, por estarem fragilizadas, não suportam o sol em demasia. Dê um tempo, até a sua recuperação e coloque-a em local iluminado pelo sol da manhã ou da tardinha, ou meia sombra. Nunca em local com iluminação fraca. Se a planta já estava em local sombreado, a mudança não é necessária.

Não exagere na água
Jardineiros de primeira viagem costumam matar as sua plantas pelo excesso de água na irrigação. Um erro que pode apodrecer as raízes, não deixando a planta respirar, além de contribuir com  o aparecimento de fungos e várias doenças. Com a umidade baixa e a falta de chuvas, é necessário regar uma quantidade maior de água e mais vezes se necessário. Com a umidade alta e a estação chuvosa, menos rega. Faça o clássico teste: enfie o dedo na terra e verifique se a terra um pouco mais profunda está molhada. É importante dar um fôlego à planta, deixando uns dois dedos de profundidade mais seco entre uma rega e outra.



Crie um ambiente de estufa
Para reanimar certas espécies de plantas, é necessário muita umidade, como numa estufa. Se você não tem a estufa em casa, pegue um saco plástico transparente e vista a planta, não apertando muito. Deixe por 4 ou 5 dias e fique atento às mudanças.

Acabe com as pragas
Você está notando alguma mancha nas folhas ou no tronco da sua plantinha? Certamente são pragas invadindo o local. Vários fatores podem ocasionar a incidência de pragas: Variações bruscas de temperatura, sol em demasia, ventilação inadequada excesso ou falta de água, tesouras e ferramentas mal esterilizadas e lixo. 
Você pode utilizar vários tipos de venenos naturais (em nosso blog existem dados e informações sobre o tema ) contra a proliferação de lesmas, cochonilhas, pulgões, caracóis e formigas.

Cuidando do Jardim...


1) A escolha das plantas certas para cada espaço dão maior durabilidade ao jardim. “Procure a ajuda de um paisagista, profissional especializado em montar esse tipo de projeto por saber a planta ideal para cada tipo de ambiente”, aconselha a designer de interiores Ana Paula Sales.
2) Se for um espaço pequeno, utilize no máximo três espécies. Ana Paula sugere: dinheiro em penca, samambaia e orquídeas. “Fica uma combinação bem elegante!”.



3) Em apartamentos fique sempre atento ao peso da estrutura que irá abrigar o jardim vertical. “A engenharia recomenda 350kg por metro quadrado. Por isso, pense no peso do vaso, da terra, da planta e na circulação das pessoas”, adverte Ana Paula.
4) Em ambientes com bastante claridade, o ideal são espécies como a samambaia, renda-portuguesa, avenca, chifre-de-veado, lambari-roxo e a columéia, todas plantas de sol.
5) Para ambientes fechados, que têm pouca incidência de sol, o ideal é utilizar espécies de sombra como a minibromélia, peixinho, repsális, véu-de-noiva e o brinco-de-princesa.
6) Os vasos de terracota, que possuem 15cm de diâmetro e 20cm de altura, são feitos em argila cozida no forno e dão um charme todo especial para os jardins verticais. “Toda a estrutura é muito fácil de ser montada, já que é feita através do plantio das espécies em vasos de terracota, que possuem um de seus lados retos, ideais para ficar presos à parede”, informa Daniela Sedo.
7) Para os painéis, uma ótima opção de vegetação bem tropical é a mini costela de adão.
8) “Em locais que ventam muito como é o caso de alguns apartamentos, é preciso redobrar a atenção, onde há muito sol a tendência é uma adaptação mais lenta”, comenta Teresa Mastrangelli.
9) Babosa é um belo exemplo de planta que se adapta bem em um jardim vertical; se a ideia é fazer uma horta caseira, salsinha, cebolinha, manjerona, entre outras, completam a lista.
10) Jiboias, zamioculcas, filodendro, singônio e samambaias são indicadas para ambientes internos.
11) Nas varandas, jiboias e samambaias também podem ir bem, assim como orquídeas, pleomeles, antúrios e dracenas baby.
12) Boas pedidas para locais externos são: pleomeles, espadinhas, aspargos, coleos, clúsias, barba de serpentes, dianelas… “Este jardim é o que tem mais opções de plantas e podemos até ousar com trepadeiras, como jasmins e dipladênias”, afirma Regiane.
13) Teresa aconselha fazer painéis que durem mais utilizando madeiras mais firmes como ipê, itauba, peroba, cumaru e as de demolição.
14) Quando a grana está curta, reaproveite caixas de frutas ou pallets, porém, saiba que a durabilidade é menor.
15) “Se for um painel em madeira, exposto ao tempo, tem que haver uma manutenção periódica, assim como qualquer outro jardim, pois pode ocorrer uma infestação de pragas, como cupins”, avisa Regiane.
16) Evite pragas e insetos adubando seu jardim, ao menos uma vez por mês: bem alimentada, a planta se torna mais resistente.
17) É a melhor forma de proteger jardins e hortas dos animais domésticos: eles não cavam na terra, prejudicando as plantações. E o mais importante: não correm o risco de mordiscar alguma planta que faça mal para eles.






Por Uma Casa Mais Verde: Tudo Que Você Precisa Saber Para ter Seu jardim .. 
http://www.jcnet.com.br/Bairros/2015/06/por-uma-casa-mais-verde-tudo-que-voce-precisa-saber-para-ter-seu-jardim-elevado.html
JCNET – Jornal da Cidade de Bauru

Aspirina para as plantas?




A aspirina é um remédio que pode resolver diversos problemas com as plantas.
Fungos mancha preta, oídio e ferrugem são um terrível trio de fungos, que podem atacar e destruir suas plantas. Os cientistas descobriram que dois comprimidos de aspirina não revestidas (325 miligramas cada) dissolvido em 1 litro de água e utilizado como uma pulverização foliar pode impedir essas doenças.

Vamos conferir?

Hora de sonhar...

Imagine você, sentado nesta cadeira, num lugarzinho assim...
Rodeado de natureza, ouvindo os pássaros cantarem no silêncio da mata,
meditando ou se deliciando com um livro nas mãos.
Um sonho perfeitamente possível.

Residência de Paulo Augusto A. de Lima e Da. Edna Maria Da Silva Lima.




Uma convivência interativa e sensorial com a natureza nos conduz a embarcar em uma viagem fantástica cheia de entretenimento, conhecimento e conscientização sobre a importância do meio ambiente.
Esta incrível imagem foi fotografada por Paulo Augusto em sua residência no Condomínio do Lago. Um momento inesquecível de prazer e emoção.

Vindo de um lago na parte superior, a pequena cachoeira joga suas águas
num lago de peixes cercado de vegetação.


Paulo Augusto e a Da.Edna têm consciência dos propósitos e da importância da natureza. Tanto que construíram no Condomínio do Lago, em Goiânia - Goiás, uma residência cercada de natureza. Com recursos de última geração. Plantaram um paisagismo rico em espécies vegetais numa composição harmoniosa, formando uma cenografia com pedras artificiais, cachoeiras, piscina, lagos de peixes  e tudo o mais.
Na piscina, uma grande cachoeira joga sua águas para
massagear os usuários. Como sempre, as pedras artificiais,
envoltas pela vegetação formam um cenário de tirar o fôlego.
Flores, folhagens, árvores deliciosas emoldurando a piscina, lagos repletos de peixes coloridos,
gazebos e pergolados compõem o imenso jardim.
A parte inferior do jardim faz conexão com a entrada
dos fundos da casa. Uma escada de pedras artificiais,
ladeada de vegetação conduz toda a movimentação.
Fachada da residência
Este lago, repleto de peixes, vem dos jardins, adentrando
a residência. A pequena cascata movimenta a água , tornando
o ar rarefeito em clima agradável e gostoso de viver.

Lagos envoltos por intensa vegetação.

Parte do jardim, emoldurando as margens do lago e da piscina
Parte do lago dos peixes
"Proteger a natureza significa proteger a nós mesmos. "